Qual foi o primeiro jogo FPS lançado?

Curiosidades


Os jogos de tiro em primeira pessoa, conhecidos uma vez que FPS (First-Person Shooter), são um dos gêneros mais populares e influentes no mundo dos videogames. Com franquias icônicas uma vez que Call of Duty, Battlefield e Halo, esses jogos capturaram a imaginação de milhões de jogadores ao volta do mundo. No entanto, a origem desse gênero é frequentemente debatida e pouco conhecida. Finalmente, qual foi o primeiro FPS lançado?

Leia também:

O primeiro FPS lançado

Para entender as raízes dos FPS, devemos voltar aos primórdios da computação gráfica interativa. Em 1973, uma equipe de desenvolvedores criou Maze War. Oriente jogo é frequentemente citado uma vez que o primeiro FPS da história. Desenvolvido inicialmente no Xerox Cima, um dos primeiros computadores pessoais, Maze War apresentava gráficos rudimentares e uma perspectiva em primeira pessoa, permitindo aos jogadores velejar por um labirinto e atirar em oponentes controlados por outros jogadores ou pela perceptibilidade sintético.

Maze War não só introduziu a perspectiva em primeira pessoa, mas também estabeleceu elementos fundamentais que se tornariam características padrão dos FPS, uma vez que o combate entre jogadores (multiplayer) e a navegação em ambientes tridimensionais.

maze war, o primeiro FPS lançado
Imagem: Reprodução

Quase simultaneamente, em 1974, Spasim surgiu uma vez que um concorrente direto de Maze War. Criado por Jim Bowery, Spasim também oferecia uma experiência em primeira pessoa, mas com um enfoque mais voltado para a simulação espacial. Os jogadores controlavam naves espaciais em um envolvente tridimensional, e o jogo suportava até 32 jogadores simultaneamente, um feito impressionante para a estação.

Wolfenstein 3D, lançado em 1992 pela id Software, é amplamente considerado o ponto de partida dos FPS modernos. O jogo se destacou por seus gráficos avançados, jogabilidade rápida e envolvente, e uma narrativa onde o jogador era um espião coligado escapando de um forte nazista. Aliás, Wolfenstein 3D popularizou o uso de mapas complexos, power-ups e uma variedade de armas, estabelecendo um padrão para futuros jogos do gênero.

wolfenstein 3d
Imagem: Reprodução

Em 1993, a id Software lançou Doom, que consolidou e expandiu as mecânicas introduzidas por Wolfenstein 3D e acabou sendo considerado até hoje uma vez que o pai dos FPS. Doom introduziu mods, uma comunidade online ativa, e um nível de violência e ação inovador para a estação. O jogo também ofereceu uma experiência multiplayer robusta através do protocolo IPX, permitindo competições em rede sítio, sendo um precursor dos jogos online modernos.

Embora Maze War e Spasim possam reivindicar o título de primeiros FPS, foi com Wolfenstein 3D e Doom que o gênero realmente encontrou seu caminho e conquistou um público massivo. Esses jogos estabeleceram as bases para a narrativa, a jogabilidade e a interatividade que definem os FPS até hoje.


Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos gratuito,
uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais
com sua assinatura Prime.
Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.





Source link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *